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A importância e as vantagens dos Serviços Gerenciados de TI

Conforme o mundo fica cada vez mais digital, é natural que empresas sintam a necessidade de profissionais de Tecnologia da Informação. No entanto, esse crescimento impulsionado por estratégias “digital first” impõe desafios sérios na área de TI, entre eles, o de recrutar profissionais da área. O segmento de tecnologia tem vivido um momento de escassez de mão de obra. Além disso, a tendência de contratação de profissionais brasileiros por empresas estrangeiras foi acelerada com a adoção do trabalho remoto a partir do início da pandemia.

>> Saiba mais sobre o que o mercado está chamando de colapso das áreas de TI

As equipes de TI que são contratadas como colaboradores da empresa tem uma atuação muito generalista, para um parque de TI que não muda muito ao longo do tempo. Isso acaba gerando uma rotina de trabalho repetitiva o suficiente para atender a demanda previsível dos usuários da empresa. Este tipo de rotina agrega muito pouco valor às operações e o recurso humano está fadado a um baixo nível de capacitação. 

Recursos humanos que fazem parte de equipes de provedores de TI tendem a experimentar um universo muito maior de ambientes, tecnologias e processos de negócios, o que estimula o desenvolvimento profissional e sua capacitação.

Terceirização das operações de TI

A partir deste cenário, contratar um provedor de serviços especializado em gerenciar infraestrutura de TI acaba por “liberar” estes colaboradores das tarefas repetitivas de manutenção de infraestrutura, possibilitando tempo para que a força de trabalho possa conduzir projetos que solucionem problemas de negócios.  

Empresas especializadas em fornecer serviços de tecnologia, por seu modelo de negócio, conseguem investir muito mais na capacitação de seus profissionais e na automação de processos de negócios. Por isso atingem maiores níveis de velocidade, economias de escala no uso de insumos e acabam especializando mão-de-obra que, tipicamente, não tem interesse em oportunidades em empresas da economia tradicional, seja por questões salariais ou comportamentais. 

Ao contratar serviços gerenciados de TI, é possível garantir qualidade nas atividades e projetos que são medidos conforme Acordo de Nível de Serviço (SLA). Cabe aos colaboradores da equipe de TI a gestão desses indicadores. Isso garante uma atuação mais tática do recurso humano, deixando o operacional para as equipes do provedor de serviços. 

Resiliência Digital

As estratégias de negócios Digital First implicam em digitalizar todas as operações de negócios das empresas. Nesse novo cenário, a presença digital e a imagem da empresa fundem-se numa coisa só.

Significa que seus clientes, funcionários e parceiros esperam da sua empresa a mesma qualidade e disponibilidade dos serviços que eles experimentam em soluções de serviços digitais de grandes fabricantes. 

Somente as infraestruturas de nuvem e data center conseguem fazer com que os sistemas das empresas atinjam o nível de  disponibilidade requerido para os canais de vendas digitais.   

>> Saiba mais aqui sobre resiliência digital aqui

Flexibilidade operacional

É necessário considerar que as constantes mudanças do mercado refletem-se na área de TI das empresas. O provedor de serviços gerenciados é obrigado a lidar com ambientes heterogêneos e adaptar-se às mudanças em tempo real.

Provedores de serviços têm acordos de compra de grande volume com fornecedores de hardware, software e telecomunicações. Ao terceirizar sua infraestrutura de TI, a empresa tem acesso a essas economias de escala, além de passar a ter a possibilidade de aumentos dramáticos de capacidade computacional de maneira imediata, conforme sua demanda.

– Aumento de foco no negócio

O modelo antigo de gestão de TI, chamado de break-fix, tem uma postura reativa, como o próprio nome sugere: “quebra-conserta”, em uma tradução livre. O provedor de serviços gerenciados trabalha de forma preventiva com uma equipe disponível 24×7, para dar o suporte necessário aos seus clientes. 

– Desenvolvimento da equipe  

Profissionais que atendem o modelo de serviços gerenciados estão o tempo todo se atualizando, para estar a par das novidades do mercado e da área em si. Com profissionais mais capacitados, você pode estar à frente no mercado de trabalho e com a certeza de deixar sua infraestrutura de TI sob gerenciamento de especialistas. 

– Redução de custos 

Os serviços gerenciados de TI têm uma estrutura muito organizada com custos otimizados, o que gera gastos apenas em casos de necessidades reais. Não é por acaso que este é um dos serviços mais procurados quando se trata de reduzir custos mensais das empresas. 

– Menos desperdícios 

Investimentos serão feitos apenas mediante a demanda do contratante. Tanto que, a longo prazo, poderá ser possível investir em inovação e melhoria de processos com o valor economizado. 

Com uma equipe especializada em diversas áreas da TI, a Matrix ajuda as empresas a alcançarem um novo patamar, a partir da gestão completa da infraestrutura como a nuvem pública ou privada, data center, cibersegurança e proteção de dados 

Os serviços de gerenciamento da Matrix atendem projetos híbridos, envolvendo diversas modalidades de serviços de Cloud Computing e Data Center (Enterprise Hosting, Colocation, Cloud Computing, dentre outros), entregues ao cliente como solução única.

O time Matrix pode ajudar a sua empresa a estar à frente. Fale com nossos especialistas!


Carlos Felício
Operations Director