Módulo Backup & Restore
O Backup de dados pode ter como alvo os dados de terminais, servidores, sistemas e nuvem pública ou privadas, IaaS, SaaS e ferramentas de colaboração. Pode ser contratado de maneira independente, para respaldo de sistemas fora da infraestrutura da Matrix, ou como um opcional para os serviços Enterprise Hosting, Co Location ou Cloud Computing, utilizado para garantir a recuperação dos dados em caso de falha física ou lógica na camada de infraestrutura: Falha funcional ou operacional no nível da aplicação.
Sua console única facilita a centralização, automatização e monitoração dos serviços de backup e proteção dos dados. Por meio de políticas de backup customizáveis pela Matrix ou pelo Cliente. Contempla gerenciamento centralizado das atividades de backup, seu agendamento e monitoração. Permite cumprir requisitos de conformidade de backups empresariais e normativos, recuperação de desastre para cargas de trabalho virtuais e físicas, onde quer que elas estejam, no data center, on-premisse, ou em nuvens públicas.
Permite definir e gerenciar de maneira centralizada políticas de backup, e monitorar o status das rotinas. Possibilita a restauração de modo granular de um arquivo individual ou um diretório inteiro, tabelas ou registros de banco de dados, caixas postais ou mensagens de e-mail, e estruturas de aplicações. A solução suporta a restauração e conversão de:
- Servidores físicos para virtuais e vice-versa;
- Servidores físicos para físicos
- Servidores virtuais para virtuais
O módulo Backup & Restore avançado contempla:
- Relatórios de backup programado: Aumente a visibilidade da proteção de dados e simplifique a auditoria com relatórios de backup entregues como arquivos PDF ou Excel em um formato de templates para destinatários listados em uma base programada.
- Notarização e assinatura eletrônica de arquivos de backup: Fortaleça a proteção de dados com recursos para verificar a autenticidade e integridade dos arquivos de backup por meio de reconhecimento de assinaturas. Autentique arquivos eletronicamente com uma assinatura digital publicamente verificável.
- Backup e restauração de cluster de aplicativo: Facilite a carga administrativa de TI com recursos integrados para fácil backup e recuperação de clusters do Microsoft Exchange, Microsoft SQL Server e Oracle DBMS Real Application Cluster.
- Backup SAP HANA: Fortaleça a proteção do banco de dados SAP Hana com backups consistentes em nível de disco e baseados em script que simplificam o gerenciamento e não exigem nenhum conhecimento em SAP Hana.
Gerenciamento de Backups
Os serviços de Backup e Cyber Protect estão disponíveis com opção de gerenciamento pelo cliente, ou gerenciamento pela Matrix. No caso de opção de gerenciamento pelo cliente, este é o responsável pela administração de sua console, pela criação de políticas de backup, e pela eventual restauração dos dados.
No caso do cliente optar pelo gerenciamento dos backups através da Matrix, o data center será responsável pela administração da console de Backup, devendo possuir usuário com credencial de administração da plataforma. Caso o usuário administrativo da Matrix seja desabilitado pelo cliente, este será notificado e nenhuma atuação será executada até que seja corrigido o acesso.
Backup em Ambientes Cloud Computing / Enterprise Hosting com opção de Gerenciamento Matrix:
Na implementação da solução está contemplada a criação das políticas de backup para os servidores. Uma vez ao dia, no período da manhã, serão verificados os erros dos jobs e submetidos na ferramenta. Caso ocorra nova falha, que será constatada apenas no próximo ciclo, o time da Matrix irá informar o cliente para que verifique seu servidor. Caso o servidor esteja no escopo de gestão da Matrix o mesmo será acessado para verificação e os jobs submetidos novamente. São contempladas 8h técnicas para atendimento de chamados e dúvidas no mês, não cumulativos, e caso exceda este volume, serão orçadas horas técnicas para atuação.
Backup em Ambientes de Colocation, on-Premisse, em infraestrutura de terceiros, ou com opção de Gerenciamento pelo Cliente:
Caso seja constatada a segunda falha, o cliente será notificado e terá de abrir chamado informando assim que o problema for corrigido. Para servidores que não estão presentes na Matrix e/ou que não esteja sob a gestão da Matrix, em caso de necessidade de acesso ao mesmo, serão debitadas horas de suporte. Caso se comprove que o problema está relacionado com configurações do sistema operacional do cliente, serão orçadas horas técnicas para sua resolução.
Se o cliente opte pela solução dos problemas pela Matrix, as horas orçadas serão cobrados do cliente, num volume mínimo de três horas de atuação. Não serão deslocados analistas para o ambiente do cliente, sendo o cliente responsável por essa tarefa. Todo o acesso remoto deve ser providenciado pela equipe técnica do cliente, de preferência utilizando VPN segura, com os protocolos de acesso remoto padrões dos sistemas operacionais. Não serão utilizados meios alternativos de acesso, com instalação de aplicativos de terceiros que fujam do padrão dos protocolos de acesso padrão dos sistemas operacionais (Ex: Windows poderá ser acessado através de protocolo RDP e Linux através de SSH, ambos em suas portas TC padrão).
O time da Matrix irá auxiliar no processo de uma restauração ao mês, sendo que toda a infraestrutura deve ser providenciada pelo cliente, e o papel do time da Matrix será de guiar o processo de restauração, que deve ser executado pela equipe do cliente.