Nuvem Privada
O Cloud Computing da Matrix é uma plataforma de alto desempenho e disponibilidade para o estabelecimento de nuvens híbridas e suporte a sistemas de missão crítica. A nuvem permite as mais diversas configurações de recursos de processamento: Entregues de maneira dinâmica ou reservada, em uma ou múltiplas zonas de disponibilidade. Adicionalmente, os recursos computacionais podem ser integrados a sistemas legados ou especialistas, nas instalações do Data Center Matrix ou em Data Centers ou nuvens de terceiros.
Todo o hardware e software que compõe a nuvem são adquiridos de fabricantes de primeira linha. Hosts de virtualização contemplam discos de sistema em estado sólido, all flash (SSD), e todos os componentes são protegidos com acordos de manutenção do fabricante, sendo que os componentes mais críticos contam com peças sobressalentes on-site. Todos os elementos e componentes presentes no Cloud Computing contemplam redundância 2N+1, garantindo balanceamento de carga de transações nos elementos ativos, e a disponibilidade de elemento passivo para o suporte a falhas. A inteligência artificial embarcada na plataforma contempla a predição de falhas e fail-over automatizado, de modo que eventuais problemas na plataforma não impactem sistemas de produção do cliente.
IaaS - Infraestrutura como Serviço
Os serviços de infraestrutura (IaaS) são ofertados pela quantidade total de recursos de processamento (vCPU) e memória (vRAM) disponibilizada para o cliente por uma unidade de medida denominada de Unidade Computacional. (UC) Cada UC equivale uma quantidade mínima de 1VCPU para 2GB VRAM, conforme tabela abaixo, podendo ser contratada pelas seguintes modalidades.
Exemplo de configuração de recursos IaaS no ambiente do Cliente
Unidades Computacionais: UCs Linux ou Windows
As unidades computacionais devem ser adquiridas conforme sistema operacional a ser utilizado. Os sistemas operacionais suportados pelo Cloud Computing são:- UC Windows: Windows Server 2019
- UC Linux: Opções de distribuição gratuita do Linux. Caso o cliente opte por distribuições Linux pagas, esses custos serão adicionados ao projeto IaaS
Tipo de Alocação da Unidade Computacional - UCs
A UC Dinâmica garante escalabilidade imediata do recurso, e é ideal para hospedagem do front-end de ambientes. A UC Reservada garante a consistência de performance da transação, sendo ideal para hospedagem do back-end de ambientes.
- UC Dinâmica: Recursos computacionais disponibilizados conforme demanda em pool de hosts distribuídos
- UC Reservada: Recursos computacionais disponibilizados de forma dedicada ao cliente, conforme reserva antecipada.
Tipos de Processamento das UCs (vCPUs)
O Cliente pode optar por UCs utilizando processadores Intel Platinum ou Intel Gold. O melhor custo-benefício é obtido na composição de ambientes onde parte da infraestrutura é baseada em processadores Gold (ex: LDAP ou Active directory server, web server), e parte em processadores Platinum (ex: ERPs, middleware ou back-end servers). Ou seja, cargas de trabalho de processamento intensivo devem ser implantados em UCs Platinum; e cargas de trabalho de uso intensivo de memória RAM em UCs Gold.
- UC Gold : vCPUs baseadas no processador Intel Gold
- UC Platinum : vCPUs baseadas no processador Intel Platinum
A capacidade computacional total contratada pelo cliente será distribuída em máquinas virtuais (VMs), cada uma configurada com o sistema operacional, banco de dados e middleware homologados pela Matrix, e conforme escolha do cliente.
Como padrão, as VMs terão capacidade de disco de 50GB e 100GB para instalação do sistema operacional Linux e Windows, respectivamente (disco de sistema). Adicionalmente ao disco de sistema, as VMs podem ser conectadas a capacidade de armazenamento externa, conforme ofertas detalhadas em “Armazenamento” uma listagem dos bancos de dados suportados encontra-se em Serviços de Gerenciamento.
O total de recursos de processamento, licenças de software (sistemas operacionais, middleware e banco de dados) e armazenamento externo contratados estabelece a base de cobrança, conforme período contratual estabelecido na proposta comercial. O cliente pode contratar capacidade computacional adicional oferecida de maneira imediata para suportar picos de demanda através da contratação de UCs dinâmicas.
Modalidades de Entrega IaaS
Os recursos IaaS podem ser oferecidos de através de UCs dinâmicas ou UCs reservadas.
Recursos IaaS entregues de maneira dinâmica e reservada
Ao contratar UCs na modalidade de recursos dinâmicos, as VMs do cliente serão implantadas nos clusters de virtualização da nuvem da Matrix, sem reserva de capacidade. Esta modalidade de entrega garante alta elasticidade, permitindo a disponibilização imediata de recursos adicionais.
Na modalidade de UCs reservadas, as VMs do cliente serão implantadas com reserva de recursos computacionais. Esta modalidade de entrega garante consistência de performance da transação, ao evitar oscilações de performance causadas por “vizinhos barulhentos”.
O cliente pode optar por uma combinação de recursos dinâmicos e reservados no mesmo ambiente. Esta prática permite que o cliente conte com sistemas front-end de alta elasticidade, e sistemas de back-end de performance consistente.
Zonas de Disponibilidade IaaS
A nuvem Cloud Computing contempla múltiplas células de processamento, ou Zonas de Disponibilidade fisicamente isoladas e distanciadas. Esta configuração garante que eventuais sinistros numa Zona de Disponibilidade não impacte as demais.
Recursos IaaS entregues em múltiplas zonas de disponibilidade
Para se beneficiar deste tipo de arquitetura, o cliente deve contratar ao menos duas VMs para cada sistema que deseja implantar, sendo uma VM implantada em cada Zona de Disponibilidade. O cliente pode optar pelo estabelecimento de replicações entre as VMs em múltiplas zonas através de funcionalidades nativas do Cloud Computing, ou através de funcionalidades presentes em middlewares ou bancos de dados.