FinOps
O que é FinOps?
FinOps é a abreviação de Gestão Financeira da Operação em Nuvem; em inglês Cloud Financial Operation Management. É a prática de trazer responsabilidade financeira ao modelo de custos variáveis da nuvem, permitindo que equipes tomem decisões entre velocidade, custo e qualidade.
Em sua essência, FinOps é uma prática cultural. Reúne melhores práticas par gerenciar seus custos em nuvem, designando a propriedade dos custos (ou centro de custos) aos grupos internos que a utilizam na nuvem. A prática do FinOps envolve equipes multifuncionais que tem como objetivo impulsionar a inovação, sem abrir mão do controle financeiro e operacional.
Inicialmente FinOps está associada a redução de custos, porém à medida em que sua prática amadurece o resultado pode se tornar um aumento de receita. Isso ocorre porque, uma vez que está assegurada a eficiência financeira da operação, o aumento nos gastos com nuvem pode sinalizar o crescimento da base de clientes, maior velocidade no lançamento de produtos e recursos ou até mesmo a migração de sistemas menos eficientes para a nuvem.
- Informar - visibilidade da alocação de custos e conscientização/responsabilização compartilhada pelos times envolvidos - o que está sendo usado e por quê.
- Otimizar - Identificar oportunidades de melhoria da eficiência no uso de recursos, assim como planejar a melhor forma de aproveitar tais oportunidades.
- Operar - Definir e executar processos que alinhem os objetivos de TI, Finanças e Negócios.
Ciclos FinOps
A prática é composta por ciclos de otimização financeira, ou simplesmente Ciclos FinOps:
- O Ciclo inicia pela coleta de informações sobre o ambiente, sua devida identificação e associação aos centros de custos/unidades de negócio/equipes responsáveis pela sua utilização.
- Em seguida elenca-se todas as possibilidades de otimização, que devem então ser discutidas para análise de viabilidade e planejamento de implementação pelo comitê FinOps, composto de equipes financeiras, tecnologia e negócios.
- Finalmente, o Ciclo é posto em produção, o comitê FinOps estabelece e mantém uma cadência de revisões e alterações com a finalidade de assegurar a sustentabilidade financeira da operação.
O serviço gerenciado da Otimização de Custos em Nuvem da Matrix é oferecido no modelo SaaS (software como serviço), em duas modalidades:
Gerenciamento pela Matrix
A Matrix será responsável pela inicialização e manutenção dos Ciclos. O cliente se compromete a disponibilizar os recursos do comitê FinOps (financeiros, de tecnologia e negócios) necessários para a criação e análise de impacto do Ciclos. Nesta modalidade, o cliente não tem acesso ao usuário de maior privilégio (root) do sistema.
Gerenciamento pelo cliente
O cliente será responsável pela inicialização e manutenção dos Ciclos, através do serviço de software disponibilizado pela Matrix. Nesta modalidade, o cliente tem acesso ao usuário de maior privilégio (root) do sistema.