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Data Analytics: How to turn data into business information?

As tendências de comportamentos são estudadas há séculos. Afinal, a humanidade sempre quis entender, de uma forma ou de outra, o porquê de se comportar de maneira “X” ou “Y”, de se vestir usando azul ou preto, de preferir usar salto a sapatilha. Mas, talvez seja seguro dizer que nunca antes nessa busca por entendermos o espírito do tempo (que é o estudo das tendências), tivemos a possibilidade de reunir tantos dados como temos atualmente, frente a tanta tecnologia. 

A internet, as redes sociais, os blogs, os podcasts, as plataformas de vídeo, tudo isso – e muito mais – gera uma quantidade absurda de dados que, se bem analisados, resultam em respostas muito mais assertivas para qualquer que seja sua área de atuação.  

A compilação e a análise destes dados formam a ciência conhecida como Análise de Dados ou Data Analytics que, como já era de se esperar, ganhou uma força ainda maior com o crescimento de negócios digitais. Sim, porque independente do seu ramo de atuação, se o seu objetivo não é entender cada vez mais o comportamento do seu cliente e oferecer produtos que atendam a demanda dele, algo está errado. 

O Data Analytics analisa em tempo real e de maneira automatizada os dados gerados pelo seu negócio. Então, os dados são transformados nas informações   necessárias para você identificar novas oportunidades e inovar no seu negócio. A nova geração de tecnologia permite que você  fique constantemente à frente dos concorrentes. 

As plataformas Big Data estão o tempo todo coletando dados para formar os perfis de cada consumidor. Ou seja, a quantidade de informações que existe para estudar uma tendência é gigante. Por isso, ter uma ferramenta que auxilie nesta compilação e as analise é bastante vantajoso. A não ser que você queira passar várias horas do dia fazendo tudo isso manualmente. 

Além da análise do perfil de consumidores, a tecnologia pode ser utilizada nas mais diversas áreas, como atendimento a clientes, recursos humanos e para integração da cadeia de suprimentos, prática conhecida como Indústria 4.0, por exemplo.

Ser assertivo na tomada de decisão é crucial. A tecnologia IBM Watson é reconhecida como a inteligência artificial mais avançada do mercado. Por isso, existem diferentes formas de se fazer uma análise de dados, como: 

  • Análise preditiva: visualiza e prevê eventos futuros a partir de fatos do passado. Ideal para proteger-se de riscos e aproveitar as oportunidades. 
  • Análise prescritiva: determina as consequências das decisões tomadas e identifica as melhores estratégias de acordo com padrões existentes. 
  • Análise diagnóstica: faz uma análise bastante geral da situação e informações atuais da empresa, que ajuda no planejamento empresarial.  
  • Análise exploratória: é o primeiro diagnóstico que precisa ser feito, para verificar possíveis dados incompletos e inseri-los no sistema.  

Estas análises combinadas à inteligência de mercado, podem trazer diversos benefícios para sua empresa, como fazer mudanças de acordo com as metas de negócio a partir dos insights gerados pela análise de dados, acompanhar a concorrência, ter visibilidade e diferencial no mercado, compreender as necessidades do cliente, tomar decisões mais precisas, reduzir custos, aproveitar melhor os colaboradores e suas expertises. 

Não é por acaso que o termo “análise de negócios” é usado, com frequência, em associação a inteligência de negócios (BI) e análise de big data. Atualmente, escolas e cursos que são referência em empreendedorismo oferecem qualificações de análise de negócios. Os estudantes aprendem a usar estes conhecimentos no seu dia a dia, garantindo que esta seja uma prática atual e uma tendência para o futuro. 

A Matrix conta com especialistas certificados em IBM Watson Analytics. A tecnologia te ajuda a entender a realidade do seu negócio, a partir de ferramentas e serviços automatizados de análise de dados. Assim, é possível melhorar a tomada de decisões e ajudar você a planejar o futuro.

A Matrix dá total apoio a empresas rumo à transformação digital. Quer saber mais? Agende uma reunião com nossos especialistas: 

https://calendly.com/matrix2021/15min?back=1&month=2021-09


Alexandro Castelli
Product Director

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