Ir para o conteúdo

Guia de compras para Colocation

Frente ao cenário de isolamento social estabelecido no início de 2020, o mundo pode acompanhar uma demanda crescente dos serviços da área de TI. No entanto, ao mesmo tempo em que as solicitações para viabilizar diversos trabalhos de forma remota aumentaram, também foi preciso que muitas empresas com o trabalho totalmente ligado à internet precisassem reduzir custos e otimizar processos para continuarem ativas no mercado de trabalho. 

Durante todo esse processo, muitas dessas empresas perceberam que a infraestrutura para hospedar seus servidores “em casa” estava ficando mais cara e ocupando mais o tempo de seus profissionais de TI. Não demorou para perceberem que terceirizar essas operações com o serviço de colocation poderia trazer mais economia e agilidade para as suas demandas diárias.  

No entanto, três características do serviço de colocation devem ser consideradas para essa escolha: flexibilidade, controle e latência. Elas contribuem na hora de reduzir custos de operação, e agrega valor com itens como: 

  • Melhoria significativa da segurança física
  • Maior disponibilidade e capacidade de telecomunicações 
  • Preço e disponibilidade de energia elétrica 
  • Equipes de manutenção especialistas, disponíveis 24×7

Muito além da economia, as instalações prediais de colocation permitem que sua empresa adquira a resiliência e hiper-conectividade necessárias para suportar sua estratégia de transformação digital. As principais vantagens em optar pelo colocation são: 

  • Hyperconectividade: Opção de conectividade a mais de 200 operadoras, com baixíssima latência, garantindo a qualidade dos serviços de clientes, parceiros e  trabalhadores remotos
  • Resiliência Digital: O colocation disponibiliza um sistema que garante a disponibilidade de equipamentos que suportam missão-crítica, seguindo os padrões internacionais de resiliência, como TR3, Tier III e TIA942; incluindo:
    • Subsistema Redundante de Captação, Geração e Distribuição de Energia Elétrica
    • Subsistema Redundante de Climatização de Alta Precisão
    • Subsistema Detecção Precoce e Combate a Incêndio
  • Backup e Proteção de Dados: é preciso ter planos para recuperar rapidamente dados e aplicações, em caso de ataques cibernéticos (sendo o mais comum o sequestro de dados), bem como desastres naturais. Os serviços de Ciber Segurança que podem ser contratos como serviços adicionais ao colocation garantem uma jornada para a nuvem segura.
  • Suporte 24h/7: Equipes especialistas em infraestrutura digital em plantão ininterrupto, prontos para atuar imediatamente em casos de sinistros. Acordos de Nível de Serviço (SLA) garantem uma disponibilidade efetiva de 99,99% dos serviços.   

Vale lembrar, no entanto, que o mercado de colocation é vasto. Existem data centers que se interessam apenas no aluguel do metro quadrado; e não oferecem serviços adicionais, como gestão dos equipamentos, por exemplo. Embora essa limitação possa não impactar seus planos no presente, é preciso considerar o longo prazo. Dar preferência a data centers que ofereçam serviços complementares, como backup, storage, hosting dedicado; possibilita que a empresa usufrua das economias de escala oferecidas pelo data center para esses recursos. Lembre-se: Uma vez tomada a decisão de ir para a nuvem, o caminho de volta pode ser bem doloroso.

Outra característica importante na escolha do seu fornecedor de colocation são as certificações da infraestrutura. Ao escolher um fornecedor certificado pela norma PCI-DSS, por exemplo, não só a empresa ganha uma camada de segurança adicional, como também acaba adquirindo as melhores práticas para lidar com transações financeiras. Esta dinâmica é a mesma para colocation com certificação Tuv TR3 (facilidades).

Muito além da infraestrutura, o serviço de colocation permite que sua empresa faça parte do novo ecossistema digital, utilizando práticas e tecnologias que são referência no mercado. O serviço pode integrar sistemas legados ou especialistas, a sistemas Cloud Computing, com conexões seguras para nuvens privadas e públicas. 

A Matrix existe para acelerar a transformação digital de nossos clientes, de maneira segura. Saiba mais em https://materiais.matrix.com.br/fale-com-o-especialista


André Tellini
Gerente de Produtos