Ir para o conteúdo

Guia de compras para VDI e trabalho remoto

Trabalhar de qualquer lugar faz parte da dinâmica de muitas empresas e profissionais, e modelos de trabalho totalmente remotos ou híbridos passaram a ser a novo normal. A pandemia fez com que as empresas tivessem que adotar modelos de trabalho remotos em questão de semanas, e isso abriu muitas brechas de segurança. Não é por acaso que vivemos uma onda de ataques cibernéticos: Ciber criminosos começaram a utilizar essas brechas, notavelmente, para sequestrar dados e sistemas das organizações.

>> Saiba mais sobre proteção de dados para o trabalho remoto aqui!

Para se preparar para o trabalho remoto, a maioria das equipes de TI das empresas optou por estabelecer servidores de terminais como um middleware, entre as aplicações corporativas e o colaborador remoto. Esta arquitetura lançada nos anos 1990, é conhecida como VDI – virtual desktop interface. Adicionalmente ao VDI, nota-se também uma utilização em massa de tecnologias de VPN ou redes virtuais privadas. Os principais motivos que levaram as empresas a aderirem a essa arquitetura são o custo e a ampla disponibilidade de profissionais capacitados.

Por se tratar de uma arquitetura dos anos 90, tipo cliente-servidor, essa arquitetura exige que o colaborador tenha aplicativos instalados em seu computador (como o VPN Client, por exemplo), além de se utilizar de portas TCP específicas, que devem ser protegidas por firewalls e dispositivos de segurança. A complexidade de gestão de configurações desses terminais, além da exposição de portas TCP na Internet, criam um solo fertil para atuação de cibercriminosos.  

Evolução para Arquiteturas na Nuvem

O conceito de lugar de trabalho na nuvem (cloud workspace) foi inaugurado pelo Google na década de 2010 , justamente para eliminar esses pontos fracos. Com tecnologias baseadas na nuvem, processos de instalação, suporte, monitoramento e gestão do trabalho remoto se tornaram mais eficazes, e principalmente, seguros.

Bom, e quando o assunto é segurança, precisamos entender como, de fato, funciona uma estrutura segura. Nesse sentido, citamos a arquitetura Zero-Trust, como utiliza-se no Cloud Workspace, por exemplo.

Esse modelo de “Confiança Zero”, conforme traduzido para o português, oferece verificações de segurança mais rigorosas, pois permite que as aplicações e os sistemas sejam acessados apenas por usuários previamente autenticados e autorizados. Considera-se essa arquitetura de segurança sofisticada e bastante eficaz contra ameaças.

Saiba mais sobre as vantagens da arquitetura Zero Trust aqui!

O acesso às informações torna-se unificado e mais seguro. Além de otimizar os processos de gerenciamento e trabalho, a ferramenta se destaca quando o assunto é segurança. Por isso, confira os 8 benefícios da Cloud Workspace.

  1. Transmissão com segurança: para garantir a segurança dos dados e inibir usuários suspeitos na rede, toda a sessão é criptografada com AES 256.
  2. Alto desempenho e baixo custo: por utilizar a rede Akamai para entrega de conteúdo, tem menor tempo de comunicação.
  3. Autenticação corporativa e forte: além de se integrar ao servidor de autenticação do cliente (A.D.), permite S.S.O através de SAM-L (opcional) e também a autenticação de múltiplos fatores (MFA) através de e-mail, SMS ou TOTP (temporary, one-time password); integra-se, também, com o SIEM (Splunk).
  4. Multi-Cloud, Hybrid Cloud: gerenciamento para hosts na Matrix, seja em nuvens de varejo ou nos ambientes oferecidos pelo próprio cliente.
  5. Maior visibilidade com detalhes apurados: com informação detalhada dos usuários, é possível construir uma base maior de segurança, além de identificar possíveis ameaças.
  6. Gestão facilitada: a solução oferece mais autonomia na gestão, proporcionando mais eficiência nos processos.
  7. Segurança na comunicação: servidores de borda derrubam automaticamente sessões de ataques DDoS na camada de rede e inspecionam solicitações da Web para bloquear ameaças.
  8. Gerenciamento de acesso simplificado: ponto central de entrada e controle através de um único portal de gerenciamento com auditoria completa da atividade do usuário.

A Cloud Workspace é uma solução que visa melhorar a produtividade com mais eficiência e otimização de tempo. Aposte em ferramentas modernas e conte com os serviços oferecidos pela Matrix para contribuir com a transformação digital da sua empresa! 


Ricardo Giudice
Diretor Comercial

Compartilhe