Ir para o conteúdo

O impacto do digital first na educação

De forma direta ou indireta, a tecnologia está presente na rotina de quase todas as pessoas no mundo. Principalmente, as que já nasceram inseridas na realidade digital. O crescimento do uso de tecnologias está sendo exponencial nas últimas décadas e a pandemia da Covid-19 influenciou e muito para que o mundo digital entrasse de vez no processo de aprendizagem dos alunos. 

A adoção dos meios tecnológicos, dentro e fora da sala de aula, impulsionam as instituições de ensino de forma que não apenas os alunos sejam beneficiados, mas também os professores, pais, responsáveis e gestores.

A digitalização dos métodos de ensino substitui os métodos tradicionais e permite a facilidade no acesso aos materiais didáticos, mais flexibilidade no planejamento, mais acesso às pesquisas e, principalmente, uma melhora significativa na comunicação em tempo real entre todos os envolvidos no sistema educacional.

>> saiba mais aqui sobre transformação digital na educação

Digital First

“O comportamento do consumidor mudou. Inegavelmente. Hoje, ele prefere interagir com canais eletrônicos e de auto-atendimento. Mesmo as experiências de compras físicas estão sendo apoiadas por canais digitais, principalmente em dispositivos móveis. Empresas que entenderam essa mudança de comportamento estão crescendo a taxas de dois dígitos, desde o início da pandemia. Do outro lado, empresas que ainda não priorizaram o digital estão passando por sérias dificuldades”, de acordo com o Diretor Comercial da Matrix, Ricardo Giudice.

O que é Digital-First?

Digital-First (ou Digital by Default) é um termo com um significado bastante autoexplicativo. O objetivo é colocar o meio digital como a base da sua estratégia, priorizando as atividades realizadas no âmbito virtual às não tecnológicas ou “convencionais”. 

>> Saiba mais aqui sobre estratégias Digital First

Dentro da educação, esse conceito funciona e tem potencial de trazer grandes mudanças no processo. A premissa é utilizar formas inovadoras para otimizar os processos e tornar a experiência dos envolvidos ainda mais ágil e tecnológica.

Como pode ser utilizado?

Na educação, o meio digital pode ser utilizado principalmente nas seguintes aplicações:

  • Uso de ambiente virtual de aprendizagem;
  • Materiais digitais;
  • Plataformas de discussão e troca em tempo real;
  • Ensino EaD;
  • Ensino híbrido;
  • Ferramentas de gestão, relatórios e gerenciamento;
  • Utilitários para aproximação do corpo docente com pais ou responsáveis. 

Benefícios para alunos, professores e instituição

Como acima mencionado, a cultura Digital-first e a utilização das soluções tecnológicas podem beneficiar todos os envolvidos no processo educacional. Confira o que alunos, professores e a própria instituição têm a ganhar com a transformação digital:

Alunos:

A tecnologia facilita o acesso aos conteúdos, com a possibilidade de integrar o ensino da sala de aula com os materiais online. Além desta facilidade, os alunos têm a possibilidade de acessar os conteúdos de forma instantânea e contar com equipamentos modernos para otimizar o aprendizado.

Professores;

O acompanhamento das atividades, troca de experiências, contato com os alunos, disponibilização de materiais didáticos e outros métodos de ensino tornam-se mais eficazes com o uso da tecnologia como aliada do professor. O método aproxima os professores dos estudantes em um meio onde os jovens estão cada vez mais presentes e influentes, bem como facilita o seu trabalho do profissional.

Instituição:

Acompanhando a tendência de alunos cada vez mais conectados, as instituições podem ganhar destaque no mercado saindo na frente e oferecendo aos estudantes os conteúdos em plataformas online. Além disso, a vantagem do digital-first ganha destaque também como uma forma de facilitar a gestão do negócio, digitalizando os processos de gerenciamento e otimizando tempo e recursos.

Como a Matrix pode te ajudar com isso?

Já imaginou poder transformar os processos educacionais do seu negócio e ainda contribuir para um método de ensino mais fácil para os professores e mais próximo dos alunos? Fale com nossos especialistas e descubra como.


Alexandro Castelli
Diretor de Produtos