Ir para o conteúdo

O que é AiOps e quais suas vantagens?

Quais benefícios as plataformas AiOps podem trazer para as empresas?

A busca por soluções automatizadas está cada vez mais intrínseca na rotina das operações de Tecnologia da Informação (TI). As novas tecnologias são dinâmicas e evoluem de forma acelerada, não é mesmo? 

Para acompanhar as tendências, implantar as inovações e alavancar resultados e produtividade, é fundamental aliar o trabalho ao uso de ferramentas digitais. 

O que veio para ficar foram os serviços de Inteligência Artificial (IA). De forma geral, o objetivo em comum de todos os softwares desse segmento é um só: otimizar os processos do setor de TI das empresas e, consequentemente, melhorar a eficiência e a qualidade de entrega de produtos e serviços para funcionários, parceiros e clientes. 

Hoje a inteligência artificial e a TI cognitiva estão em todos os lugares: câmeras de vigilância, soluções na cloud, ferramentas de produtividade, sistemas de cibersegurança e até mesmo nos nossos celulares (quem nunca falou com a Siri?).

>> Saiba mais aqui como utilizar IA para análise de dados, gerando insights para o seu negócio!

Não é à toa que 40% dos profissionais do segmento de tecnologia da informação entrevistados pela Global AI Adoption Index 2021, contaram que  já usam IA nos seus modelos de trabalho. E não para por aí! Segundo o mesmo relatório, a adesão dos brasileiros a tecnologias de IA nos coloca como referência quando se trata de América Latina, onde o número alcança 21% de adesão à nova tecnologia. 

O uso de AIOps permite prever e prevenir crises, através da automação do processo de investigação, diagnóstico e correção de falhas de sistemas de TI heterogêneos. Vamos entender melhor sobre a tecnologia ao longo desse material!

O que é AiOps?

Conceituado como um conjunto de soluções de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, a Artificial Intelligence for IT Operations – AiOps tem como objetivo otimizar e automatizar as atividades de todo o departamento de TI: desde desenvolvedores, até profissionais de infraestrutura de TI e consultores de negócios. 

A AiOps utiliza Data Analytics, Aprendizado de Máquina, Big Data, Inteligência Artifical e Robotização, de maneira combinada para o monitoramento,  mensuração, análise e reparo automático de sistemas, em tempo real.

Isso permite que as equipes de TI se livrem de tarefas repetitivas, proporcionando uma atuação mais voltada à estratégia e à solução de problemas do negócio. As operações baseadas em inteligência artificial contemplam as seguintes funcionalidades:  

Mapeamento e monitoramento automatizado de todo seus ativos TI:

A tecnologia AiOps mapeia automaticamente e pró-ativamente todo seu parque de TI: on-premisse, cloud pública, ou privada; dando visibilidade não só da infraestrutura, mas também mapeando as dependências entre a infraestrutura e as aplicações, bem como as dependências entre aplicações.

Análise automatizada de causa-raiz:

Uma vez que tem visibilidade de todas as aplicações e suas dependências, a inteligência artificial automatiza a investigação e análise do problema. Isso faz com que a equipe de TI elimine essas fases do seu processo, e vá direto para a intervenção e correção necessária. Essa correção pode então ser programada no AiOps, sendo automaticamente aplicada quando o problema persistir. O resultado é um tempo de reparo muito menor e uma maior disponibilidade das aplicações.

Otimização de Performance e visibilidade da experiência do usuário:

A tecnologia permite total visibilidade da experiência do usuário, apontando gargalos durante a jornada do usuário nas aplicações. A tecnologia aponta de maneira precisa eventuais problemas na infraestrutura ou até mesmo no código fonte das aplicações, para garantir experiências digitais incríveis para seus clientes.

Quero implantar na minha empresa! Como faço?

Você já possui uma dinâmica de trabalho para gerenciamento de dados, processos, e aplicações,  mas se você chegou até aqui é porque quer aperfeiçoá-los. Ninguém melhor do que você consegue apontar como o AiOps simplificaria sua rotina de trabalho. O desafio é traduzir essas dores para problemas de negócio.

As ferramentas de AiOps contemplam períodos de testes gratuitos. Esta é uma maneira efetiva de conseguir demonstrar aos gestores ou consultores de negócio as vantagens da tecnologia, sempre sob o ponto de vista do usuário. 

Outro ponto importante é que as plataformas AiOps integram-se com ferramentas de gerenciamento de TI – ITSM, por exemplo. A melhora na qualidade do serviço e no tempo de resolução de chamados, pode ser outra justificativa importante para o investimento em AiOps.

A Matrix conta com um time de especialistas para acelerar sua jornada a clouds e a transformação digital de maneira segura.

Gostou? Quer saber mais?

Agende uma reunião concosco aqui!


Roberto Rozon
Vice Presidente Comercial